Telemarketing é toda e qualquer atividade desenvolvida através de sistemas de telemática e múltiplas mídias, objetivando ações padronizadas e contínuas de marketing.
No Brasil o telemarketing ganhou impulso no final dos anos 80. Hoje é cada vez mais difundido nos mais diversos setores da economia.
Segundo estimativa da ABT, em 2001, cerca de R$ 67,4 bilhões foram movimentados através de operações feitas por telemarketing, englobando o consumidor final e o "business to business", o que representa a participação de 6,3% do PIB. O telemarketing vem apresentando, nos últimos anos, um crescimento de cerca de 30% anuais.
Em termos de geração de empregos pelo setor, podemos estimar, com base nos resultados da VI Pesquisa ABT de Telemarketing, que a área gera aproximadamente 450.000 postos de trabalho, dos quais 150.000 em empresas fornecedoras de serviços e 300.000 em operação própria de empresas usuárias, o que representa um crescimento de aproximadamente 21,6% em relação ao ano anterior.
O telemarketing, atualmente, é ferramenta de marketing utilizada em empresas de todos os setores da economia, favorecendo, no mercado, o crescimento de empresas especializadas na fabricação e revenda de equipamentos para call centers, prestadoras de serviços de terceirização de telemarketing e de consultorias.
O código de defesa ao consumidor contribui de forma efetiva para o fortalecimento do setor.
Algumas vantagens do telemarketing:
Agilidade
Redução de Custos
Controle Imediato de Resultados
Seletividade
Baixo Investimento
Grande Penetração
Contato Direto com os Consumidores
Fácil Controle
Algumas Aplicações do Telemarketing
Apoio aos Vendedores Externos
Vendas
Cobrança
Fidelização de Clientes
SAC
Atualização de Cadastros
Campanhas
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