segunda-feira, 13 de junho de 2011

Como saber se fui bem no processo?
por Camila Micheletti

Acabada a dinâmica, todos se despedem e a primeira coisa que ronda os seus pensamentos é: será que fui bem? como saber se passei para a próxima fase? Esta é a grande dúvida dos candidatos que participam de dinâmicas e a dificuldade de resposta reside no fato de que é muito difícil saber se o selecionador entendeu tudo o que você queria passar, justamente porque estamos falando de comportamento, que por si só é muito subjetivo.

Na opinião da psicóloga e consultora de empresas na área de RH Suely Gregori Andrade, o melhor é fazer uma autoavaliação de como foi o processo, tentando ser o mais imparcial possível. "Você pode começar analisando pelo grau de dificuldade da tarefa. Se você achou a tarefa fácil e conseguiu colocar suas opiniões com desenvoltura, já é um primeiro passo. Relembre também como foi a reação dos outros participantes às suas colocações. Às vezes um sorriso do selecionador, a atenção com que as outras pessoas escutaram você, tudo isso pode ser um indicativo de que você foi bem aceito pelo grupo e vai continuar no processo".

Além disso, você pode aguardar um feedback da empresa, informando o resultado do processo. "Mas infelizmente esta é uma prática que nem todas empresas fazem. Muitas dão andamento na seleção e simplesmente ignoram os candidatos que não foram selecionados", alerta Aguinaldo Neri, psicólogo, professor universitário e consultor empresarial na área de RH.

Analisar o seu temperamento também é importante. Você estava alegre, sorridente, de bem com a vida? Claro que é preciso agir com naturalidade, mas já chegar irritado e falando mal da empresa anterior não conta pontos, pelo contrário. Tenha em mente que seu comportamento neste momento pode decidir a sua continuação - ou não - no processo seletivo.

Para Frederico Eigenheer, diretor-presidente da Eigenheer Recursos Humanos, muitas vezes a culpa não é da empresa contratante, mas da empresa contratada apenas para realizar a dinâmica. O problema pode estar, também, na grande quantidade de pessoas selecionadas. O executivo cita um caso recente de seleção de trainees para o Banco ABN-AMRO. Eram apenas 40 vagas, mas a instituição recebeu 26 mil currículos de profissionais interessados. "Com uma gama tão grande de inscritos fica difícil esperar um feedback. Neste caso, a estratégia é fazer o melhor currículo do mundo e torcer para ser chamado".

Todos estes aspectos, juntamente com o seu currículo e um pouquinho de sorte, podem garantir o seu passaporte para a próxima fase, que geralmente é composta de entrevistas pessoais com o responsável pela vaga e o gerente da área. Dependendo da vaga e da empresa, o processo pode incluir ainda uma entrevista coletiva - feita em grupos de pessoas, funciona como uma espécie de apresentação pessoal de cada candidato.



Check-list da Dinâmica de Grupo
por Izabel Failde*

Agora que você já conheceu todas as etapas da dinâmica de grupo, que tal saber como foi seu desempenho? Apesar de não haver um padrão e não ser possível conhecer todos os critérios dos selecionadores, você pode refletir sobre seu comportamento para se aprimorar cada vez mais. Preencha o check list abaixo escolhendo SIM ou NÃO para cada questão. Seja sincero!
QUESTÕES

SIM

NÃO
1. Procurei conhecer um pouco sobre a empresa, antes de participar do processo seletivo?
2. Preparei-me adequadamente?
3. Vesti-me adequadamente?
4. Fiz um contato satisfatório com o selecionador?
5. Facilitei minha própria descontração?
6. Causei uma boa impressão?
7. Soube ouvir?
8. Tive flexibilidade?
9. Consegui me comunicar?
10. Fiz perguntas adequadas?
11. Fiz as investigações necessárias?
12. Respondi adequadamente ao que me foi perguntado?
13. Observei minha comunicação não verbal?
14. Minha postura física estava satisfatória?
15. Controlei adequadamente o uso do tempo durante a dinâmica?
16. Mantive o equilíbrio emocional?
17. Demonstrei atenção e interesse?
18. Permiti que outros participantes também se expressassem?
19. Elucidei minhas dúvidas?
20. Despedi-me de todos adequadamente?
21. Fiz as anotações necessárias?
22. Tratei as informações recebidas com ética?
23. Alcancei os objetivos da dinâmica?
24. Fiquei feliz com meu desempenho?

25. Creio que ainda posso melhorar nas seguintes características e/ou comportamentos:


TOTAL

AVALIAÇÃO GERAL:

A soma de pontos das colunas SIM e NÃO servem como referência para você saber em quantas situações da dinâmica agiu corretamente ou de maneira errada. Cada resposta SIM significa que você agiu de maneira positiva. As respostas NÃO indicam atitude desfavorável. Veja:

Para as respostas SIM: Parabéns!!! Mantenha, desenvolva e aprimore cada vez seu desempenho, não só nas dinâmicas de grupo como em todo o processo seletivo. Sucesso!

Para as respostas NÃO: Você precisa se esforçar mais. A dica principal é: conheça mais sobre você mesmo. Saber se posicionar, falar e ficar quieto nas horas certas, vestir-se com roupas adequadas e manter-se atualizado são apenas alguns exemplos de atitudes que podem garantir a sua vaga. Você certamente tem condições de aprimorar estes aspectos, mas para isso é fundamental não desanimar e acreditar no seu potencial. Boa sorte!

* Izabel Failde é psicóloga e especialista em Dinâmica de Grupo do Empregos.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário